segunda-feira, 20 de maio de 2024

 

                                                 COLÔNIA  ZANGANEIRA

            Colônia zanganeira é um enxame no qual alguma operária toma o lugar da rainha.



1
 Colônia zanganeira às células de cria não tem uniformidade
 e geralmente ficam  abelhas operárias  (obreiras)sobre o ninho.


            A Abelha Rainha põe ovos fecundados  que dão origens a abelhas fêmeas operárias (obreiras) e óvulos dos quais nascem os zangões, para tal,  a abelha rainha é copulada por um zangões na fase de princesa. 

            Para o desenvolvimento normal de uma colônia, é necessário a existência de três castas bem definidas: Abelha Rainha, Operárias (obreiras) e Zangões, Alguns estudiosos,  inclusive o Português Dr. João Pedro Cappas de Souza, com base nos seus estudos, apresenta diferentes comportamentos nas obreiras, os quais proporcionaram identidades distintas em função de suas atividades externas e no ninho que consiste em ovopositar para alimentação da rainha (ovos atrófico) e  ovos que geram zangões, cada indivíduo tem sua importância imprescindível para subsistência da espécie.

          



            A Abelha Rainha é responsável pela organização da família através do seu feromônio mandibular e pela ovoposição de ovos férteis que geram novos indivíduos.

            A Abelha Operária (obreiras) tem a função de construir, limpar, forragear e ovopositar para alimento da rainha.

            O Zangão é uma abelha com função exclusiva de fecundar uma princesa.





                         COMO  RECUPERAR  UMA  COLONIA  ZANGANEIRA?


          A colônia zanganeira pode acontecer com abelhas fortes e com abelhas novos (divisões), normalmente, a tal colônia está fadada ao insucesso devido a poedeira ( obreira rainha) matar todas as princesas que nascem e consequentemente, nascerá zangões.

                                     COLÔNIO ZANGANEIRA JOVEM

              Para recuperar uma colônia, é necessário introduzir pequenos discos de crias nascentes ou  bater ritmicamente na caixa e quando as abelhas saírem da caixa, muda a mesma de lugar e introduz outras abelhas na caixa, assim sendo, há possibilidade de sair a abelha obreira que está ovopositando e nasce outra princesa que dominará a nova colônia.

                                                                   


                               COLÔNIA ZANGANEIRA ADULTA (FORTE)

            Ao perceber um enxame sem rainha, com bastante discos de crias, com bastante abelhas e as princesas sempre mortas, normalmente, quinze a vinte dias é para o meliponicultor perceber uma rainha fisogástrica, se não acontecer, geralmente, a colônia é zanganeira. Neste caso, procede-se uma divisão, normalmente, bate ritmicamente na caixa, todas as abelhas saem, a obreira rainha pode sair com as outras, muda a colônia de lugar e introduz abelhas de outra família.  as quais cuidarão da princesa que nascer.

coloca uma caixa vazia no lugar onde estava a zanganeira, coloca um pequeno disco nascente de outra caixa e pode nascer uma jovem princesa. É importante, sempre que fizer esses procedimentos, não deixar as abelhas de caixas zanganeiras sem moradia, uma outra caixa deve ficar no lugar da zanganeira para acomodar as abelhas obreiras usurpadoras, assim, evita que sejam aceitas em outras colônias e repitam o fenômeno de abelhas rainhas elites. 

Colônia zanganeira forte fazem muitas células de cria.

Colônia zanganeira recuperada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário