sábado, 4 de agosto de 2012

ABELHA CANUDO E ABELHA MANDAÇAIA

  Canudo (Scaptotrigona ) e   Mandaçaia do Sertão  (Melipona Mandacaia Smith).


A arvore mais procurada pelas abelhas para nidificação é a Imburana-de-Cambão (commiphora leptophloeos), muito resistente à seca e explorada no extrativismo pelos artífices para esculpi em  imagens de escultura de animais, humanos,e tudo que há sobre a terra, inclusive em alguns aspectos, prática proibida por Deus. 
O homem do campo também utiliza sua madeira na fabricação de portas, móveis e outros.  
O senhor de camisa verde (Justo Manoel Clementino) é o proprietário dessa terra (Carnaubeira da Penha-PE)  onde há essa imburana-de-cambão, na qual há três canudos (escaptotrigona). Em um raio de 1500 metros não foi encontrada outra abelha, exceto a arapuá (Trigona spinipes) e não poucas. 
Não é de se admirar, pois a tal arvore fica há 200 metros de sua residência, motivo pelo qual suas abelhas estão preservadas.
No passado era uma região onde havia muitas colônias de canudo, moça-branca e mandaçaia. Mas foram dizimadas pelo extrativismo irracional e ignorante, muitas vezes sem necessidade, simplesmente,  pelo  desconhecimento da importância das nossas abelhas indígenas sem ferrão pra o meio ambiente no tocante preservação das arvores devido a sua contribuição na polinização, sem a qual não fecundação e as semente não germinam, colocando em risco a flora. 

O Sr. Justo M. Clementino tem um propósito, introduzir alguns exemplares de canudo, mandaçaia e moça branca com o desejo de recuperação e estou engajado nessa luta, vamos em frente. 

Alguém tem que fazer alguma coisa, já que o poder público não tem interesse.
Publicado em 04/12/2012.



Primeiro Exemplar de Canudo para repovoação. Publicado em 06/05/2013, cinco meses depois mais uma nova colônia de canudo. 

Interior do Canudinho, essa seta está indicando uma célula de nascimento de princesa.


Canudinho filho, inclusive com rainha originada da célula marcada na foto anterior.

Interior do canudinho filho com bastante mel e os discos de cria bem cobertos e com bastante abelhas,



Exemplo de polinização (abelha uruçu)

Mamangava  (Bombineos) meliponina polinizadora importante do maracujá.



Abelha uruçu (Melipona Scutellaris) 

Abelha Jandaíra  (Melipona subnitida)
Essa é uma colônia jovem, inicial em abril de 2012, foi fotografada devido a exibição e habilidade da rainha em defesa do seu ninho, pois, não parava um instante e seu comportamento muito animador, subindo e descendo constantemente nas crias como se irritada na defensiva. Será uma colônia ótima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário