quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

COLETOR DE MEL

Inicialmente eu tinha dificuldades na coleta do mel, a qual era realizada com seringa descartável. Na ABENA tive algumas experiências inclusive, um novo método  de colheita com a tampinha mágica, com o Sr. Meliponicultor Pedro P. Peixoto que teve a boa vontade de mandar as instruções de como fazer um coletor com instrumentos simples e práticos mas, ficou muito lento, motivo pelo qual, baseado na iniciativa de PPP, realizei pequenas mudanças e com uma ducha de uso íntimo feminino consegui melhorar a sucção da tampinha mágica e passou a ser denominada de Tampinha Mágica Turbinada, está a foto aí para quem quiser mais rapidez na coleta do mel de meliponinas.




Outra opção excelente é com a ducha da desmamadeira que as mulheres usam para esvaziar os seios quando estão com muito leite. Apesar de ser pequena, tem muita força e faz um trabalho eficiente.
Com as duchas de uso íntimo feminina e da desmamadeira é bem mais rápido que com a ducha do tensiômetro.

Uma das vantagens da Tampinha Mágica  Turbinada é a possibilidade de deixá-la aspirando o mel e se preciso dá uma saidinha rápida pois, dá tempo suficiente para aspirar o mel de um pote enquanto a pessoa pode pegar um recipiente ou um outro instrumento qualquer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário