quarta-feira, 19 de junho de 2024

 POSSO CRIAR MANDAÇAIA COM JANDAÍRA?

Consórcio  de Abelha Mandaçaia e Abelha Jandaíra (Melipona subnitida) no mesmo meliponário.



   As abelhas Jandaíra e a Mandaçaia smith são endêmicas da caatinga nordestina, não é comum encontrá-las na mesma localidade, cada espécie tem suas peculiaridades, quase sempre, onde tem uma não tem a outra.

    Obs: Esta experiência percebi com jandaíra, mandaçaia da caatinga (mandacaia smith) e mandaçaia antidioide (Melipona quadrifasciata antidioide).

  A abelha jandaíra é encontrada predominantemente, em regiões semiáridas de solos arenosos, nidificam predominatemente em imburanas (Commiphora leptophloes) e raramente em outras variedade de arvores. A abelha mandaçaia quase sempre em regiões de solo argiloso, pedregoso (próximo de serra) e baixadas. Sua nidificação pode ocorrer em imburanas (Commiphora lertophloes), angico (Anadenanthera colubrina) etc.

  Sempre houve esse questionamento entre meliponicultores e alguns tem esse consorcio no mesmo meliponário, inclusive argumentam que uma distância de 0,50 m (meio metro) de uma colônia para outra não há problemas. Outros relatam que não deve criar no mesmo meliponário as duas espécies referidas. 

   Sendo assim, qual a opção correta e mais prudente? O ideal é criar a espécie endêmica da sua região. Existem zonas com características específicas em um determinado bioma, diferenças de humidade, de solo, de vegetação etc. Possivelmente, nestes locais, encontram-se as duas espécies muito próximas. Não significa que no meliponário ficam bem, quem tem esse consórcio, vez por outra, encontra alguma abelha mandaçaia dentro de colônia de jandaíra, assim como, se torna comum o meliponicultor encontrar colônias de  jandaíra zanganeira, fraca e até com um enxame de mandaçaia, onde tinha uma família de abelha jandaíra.

    A abelha campeira mandaçaia, é atraída pelo cheiro do material da colônia da abelha jandaíra, seja cera, geoprópolis, etc. Algumas conseguem entrar e fazem pilhagem, levam outras, há perdas de abelhas e o problema maior é que a saqueadora encontra com a rainha e mata. As princesas que dariam início uma nova postura, corre o risco de serem mortas também e a colônia pode ficar órfão e consequentemente zanganeira e ocupada pela abelha mandaçaia. 

    Outro problema mais preocupante é quando o zangão da mandaçaia entra numa colônia de abelha jandaíra, este tenta copular a rainha da jandaíra e dois problemas podem acontecer:

           1 - Se o zangão conseguir, o membro sexual do zangão fica na rainha e e interfere no postura, ou seja, a rainha fica o resto de sua vida sem ovopositar (sem postura) e a colônia se extingue devido nascer todas as abelhas dos discos de células e se transforma em zanganeira;

           2 - Outro aspecto importante que causa impossibilidade da rainha é a tentativa de copulação, se o zangão não conseguir, deixa a rainha debilitada, às vezes causando a morte da mesma.

    Conclui-se que quem faz o consórcio, criação de abelha Jandaíra e abelha mandaçaia, deve sempre fazer revisão nas jandaíras, se perceber colônia com discos maduros e ausência de discos verdes, necessariamente, deve eliminar a rainha para nascer uma princesa.



Um comentário:

  1. Amigo Ermógenes ;por aqui eu não tenho a Mandaçaia da caatinga; apenas Jandaira e Manduri/rajada,por serem nativas da minha região(Semiárido Paraibano) ;mas já ouvi muitos relatos que criar Jandaira e Mandaçaia da caatinga ,juntas ,sempre tem problemas!

    Abraço da Paraíba!

    ResponderExcluir